sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


"O próprio Jesus se aproximou e ia com eles." (Lc 24. 15)


Era uma noite de primavera. Dois homens seguiam pela estrada de Emaús. Iam encurvados ao peso de um fardo, entristecidos pela morte do seu Amado Senhor. De repente, outra pessoa os alcança no caminho. Um desconhecido se põe a caminhar lado a lado com eles. Iniciam uma animada conversa. Falam exatamente daquilo q lhes vai ao coração, sentindo-se como q envoltos num clarão espiritual q toca sua alma. Qd chegam a Emaús, nem querem deixá-lo embora e o convidam a entrar e, partilhar da sua mesa humilde. E no momento em q Ele parte o pão, os homens o reconhecem. Percebem q aquele era o Senhor!

Ah, q o Senhor nos alcande nesse ano de 2009, na jornada da vida. Q sua intensa luz ilumine nossa vereda de tristezas. Ah, q Ele venha aquecer nosso coração e aliviar nosso pesado fardo. Que caminhe conosco, como andou na estrada de Emaús.
Meu irmão, pegue a estrada, esse caminho solitário, mas pegue-a cheio de coragem, sem medo algum. Vá preparado para a jornada, para o instante final do crepúsculo. Será q aí Deus, esse Deus cujo amor é onipresente, vai nos desamparar? Será q Ele se esquecerá da aliança q fez com os homens? __ Patience Strong


Jesus nunca envia ninguém sozinho. Ele próprio abre o caminho em meio aos emaranhados da mata e depois, brandamente, nos chama: "Segue-me. Vamos andar juntos, Eu e vc." Ele já esteve em todos os lugares aonde nos manda ir. Seus pés já "bateram" esse chão, abrindo uma trilha em todas as experiências pq já passamos. Ele conhece, e muito bem, cada palmo do caminho. Conhece a estrada do vale da desilusão, com suas densas sombras
. Sabe como é o íngreme declive da tentação, ladeado por precipícios pedregosos e barrancos escorregadios. Conhece o trilho estreito da dor, cercado de espinhos pontiagudos, q espetam e ferem. Ja sentiu as vertigens da elevada estrada do sucesso e andou pelo velho e batido caminho da rotina diária. Ele pisou- e glorificou-todas as vias, de todos os dias, e se dispõe a trilhá-las com cada um de nós. A única forma segura de viajarmos na jornada desta vida é seguir ao lado dEle, deixando-o no controle de tudo. __ S. D. Gordon



Vem, amado meu, trilha esta estrada comigo,
Faça chuva ou faça sol,
É melhor viajar com um amigo.
Então, sigamos juntos.

Vem, amado meu, trilha esta estrada comigo.
Sabes q jamais te desapontarei.
E as dúvidas e temores ante o desconhecido,
De todos te livrarei.

Vem, amado meu, trilha esta estrada comigo.
Vou compartilhar dos gozos e pesares teus.
De mãos dadas, buscaremos o trono,
E os felizes amanhãs de Deus.

Vem, amado meu, trilha esta estrada comigo.
E qd as negras nuvens chegarem enfim
Eu te ajudarei a suportá-las, filho,
E prosseguiremos juntos, assim.

À medida q formos caminhando,
Teremos comunhão com todos q aqui estão
Pois quem anda comigo nesta estrada
Partilha dela com os q nela vão.

Assim todos nós, um grupo só,
Temos a nos unir o cordão dourado do amor;
E, haja o q houver,
Iremos escalando este caminho íngreme
Juntos. Sempre juntos.

Extraído de Roadmates( Companheiros de viagem), de John Oxenham

Irmão amado, segure na mão dEle e caminhe!





Um comentário:

  1. Muito legal o texto.. Muitas vezes nos encontramos nessa estrada indo pra Emaus.. Parece que Deus não esta nos vendo, não se importa com a gente, e passo a passo vamos andando, conversando com um estranho e nem persebemos que este estranho é o Senhor, que estava conosco desde o inicio da caminhada...

    ResponderExcluir